Sabe aquela tosse chata que deixa seu cachorrinho com o maior mal-estar? Então, pode ser a temida gripe canina, também conhecida como tosse dos canis. Essa é uma das doenças mais comuns em cães e costuma afetar a respiração deles, deixando todo mundo preocupado.
O que é a gripe canina ou complexo respiratório?
É uma mistureba de bactérias e vírus que adoram dar uma festa no trato respiratório superior dos nossos peludos. É uma bagunça danada! A culpa recai principalmente na bactéria Bordetella bronchiseptica e no vírus da parainfluenza canina, que são os agentes mais encrenqueiros dessa patologia.
Mas não é só isso, tem mais microrganismos que adoram aprontar nessa confusão toda! Tem o adenovírus canino tipo 2, o vírus da influenza canina, o herpesvírus canino tipo 1 e o coronavírus canino. Sem esquecer das bactérias Streptococcus equi zooepidemicus e Mycoplasma cynos, que também metem o bedelho nessa história.
Como é transmitida?
Agora, como essa turminha da pesada transmite essa gripe? É fácil de entender! Seu cãozinho pode pegar essa doença através do contato direto com outros cães infectados. Quando um cachorro tosse ou espirra, ele espalha as gotículas com os vírus e bactérias pelo ar, e aí qualquer outro cãozinho desavisado que respirar esse ar contaminado já era, pega a gripe na hora.
Prevenção:
Mas olha só, não precisa entrar em pânico! A gente tem umas dicas maneiras para você proteger seu pet da tosse dos canis:
- Vacinação é a chave: A melhor forma de evitar a gripe canina é vacinando seu cãozinho. Consulte um veterinário de confiança para saber qual a vacina mais indicada e garanta que seu peludo esteja com as vacinas em dia.
- Higiene em dia: Mantenha uma higiene bacana! Lave as mãos sempre que tiver contato com outros cães e, se tiver mais de um pet em casa, evite compartilhar objetos como tigelas de água, brinquedos e caminhas entre eles.
- Distância dos cãezinhos doentes: Se souber que tem algum cachorro por perto tossindo e espirrando, evite o contato direto com ele. É melhor prevenir do que remediar!
- Ambientes arejados: Deixe o ar circular! Mantenha os locais onde seu cãozinho passa bastante tempo bem ventilados. Isso ajuda a diminuir a propagação desses bichinhos chatos que causam a gripe.
Não deixa a tosse dos canis acabar com a alegria do seu pet. Vacine!